Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Polícia Militar (PMMG), realizou a prisão de seis pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em Juiz de Fora. A Operação Stigmata II ocorreu no bairro Santa Rita e focou em indivíduos ligados a uma facção criminosa com atuação na Zona da Mata mineira, envolvidos em crimes violentos na região. Os detidos têm idades entre 19 e 31 anos.
A ação faz parte de investigações conduzidas pela equipe de homicídios de Juiz de Fora e está associada a duas mortes de jovens de 19 anos ocorridas em setembro de 2023 e janeiro de 2024. Essas mortes foram motivadas por conflitos entre facções rivais pelo controle do tráfico de drogas em áreas específicas. Na primeira fase da operação, realizada em março deste ano, a polícia cumpriu oito mandados de prisão e 17 de busca e apreensão.
A segunda fase da Operação Stigmata foi desencadeada após um ataque ocorrido em 10 de outubro, quando criminosos dispararam contra uma residência onde ocorria uma festa familiar, deixando um adolescente de 15 anos ferido. A ação desta quarta-feira resultou no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão, levando à apreensão de um tablete de maconha, celulares, radiocomunicadores e outros materiais associados ao tráfico.
A delegada Camila Miller declarou que o objetivo da operação é desarticular o grupo criminoso atuante no bairro Santa Rita e reduzir os índices de violência associados ao tráfico, promovendo maior segurança para os moradores da região.
A operação mobilizou 90 agentes das polícias civil e militar, com suporte de 30 viaturas e dois helicópteros, em um esforço conjunto para conter a atuação do crime organizado em Juiz de Fora.
Informação Polícia Civil de Minas Gerais