A chuva, que durou poucos minutos, transformou a via em um verdadeiro rio, inundando trechos em questão de dois minutos, segundo os moradores.
Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, moradores e comerciantes da Avenida Ozanan Coelho , no bairro Santo Antônio, em Viçosa, relataram os transtornos causados pelas chuvas intensas que ocorrem na quinta-feira, 21 de novembro. A situação, que já é recorrente na região, piorou após a última chuva, que acumulou cerca de 41 mm , segundo a Defesa Civil.
A chuva, que durou poucos minutos, transformou a via em um verdadeiro rio, inundando trechos em questão de dois minutos, segundo os moradores. Um comerciante afirmou que ele e sua equipe precisam limpar manualmente as bocas de lobo sempre que há previsão de chuva para evitar que a água invada seus estabelecimentos.
“Se não limparmos as bocas de lobo, é prejuízo certo. Toda vez que ameaça chover, já sabemos que teremos problemas”, contou o comerciante.
Os moradores também apontaram os danos causados pela força da água em uma encosta recentemente reformada pela Prefeitura . “A obra foi feita há pouco tempo, mas a situação parece ter piorado. O volume de água só aumenta e não temos solução definitiva para o problema”, disse um dos moradores.
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos , representada pelo secretário André Ricardo, soube que o problema está relacionado ao entupimento das bocas de lobo devido ao descarte irregular de resíduos. Ele explicou que a infraestrutura atual, com manipulação para até 60mm de vazão , é insuficiente quando há entupimentos.
O secretário sugeriu como possíveis soluções:
Já a Defesa Civil de Viçosa destacou que a chuva de ontem atingiu diferentes bairros da cidade com intensidades variadas. No entanto, o bairro Santo Antônio foi uma das regiões mais afetadas devido à topografia e à falta de escoamento adequado.