O Programa Carbono Zero realizará, neste sábado (23), no Espaço de Eventos da UFV, o plantio de 560 mudas de espécies de ocorrência da Mata Atlântica. O objetivo é neutralizar as emissões dos gases de efeito estufa ocorridas durante a 94ª Semana do Fazendeiro, que aconteceu em setembro. As mudas estão distribuídas entre espécies pioneiras e não pioneiras, como Angico Vermelho, Ipê amarelo, Jatobá, Saboneteira e Sibipiruna.
De acordo com o coordenador do Programa e professor do Departamento de Engenharia Florestal (DEF), Laércio Jacovine, a 94ª Semana gerou uma emissão total de 36,5639 MgCO2e, que, para ser neutralizada, seria necessário plantar 203 árvores. O plantio de um número maior, no entanto, se deve ao aproveitamento delas em pesquisas e também para garantir a compensação das emissões, já que algumas mudas podem morrer.
Este ano, especificamente, a equipe do Programa aproveitará o plantio para recuperar uma área do Espaço de Eventos da UFV, afetada por um incêndio. Vale a pena ressaltar que as áreas de plantio já contam com mais de 5 mil árvores e são utilizadas pela Engenharia Florestal e outros cursos para visitas e aulas de diversas disciplinas.
Criado em 2010, o Programa Carbono Zero é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com o DEF. Além de neutralizar as emissões da Semana do Fazendeiro, promove ainda a atividade de conscientização ambiental sobre mudanças climáticas com os participantes do evento. O professor Jacovine destaca que todo o trabalho - do cálculo das emissões às atividades do plantio (preparo de área, adubação, plantio, manutenção e monitoramento) - é realizado por alunos bolsistas, estagiários e estudantes de pós-graduação.
Mais informações sobre o evento, para o qual a comunidade está convidada a participar neste sábado, podem ser conferidas abaixo.
Informações: UFV