Alunos e professores do Projeto Passos para um Futuro, coordenados pelo Núcleo de Arte e Dança, vão comemorar a data em uma Mostra Artística de Dança. O espetáculo gratuito acontecerá no dia 1° de dezembro, às 18h no Espaço Fernando Sabino.
A cultura, a fé e as riquezas naturais do estado serão celebradas em coreografias de danças urbanas e ballet clássico. “Falar sobre Minas com certeza, é um grande prazer para nós. A escolha do tema é também uma releitura de um espetáculo já apresentado pelo Núcleo de Arte e Dança, com direção de Patrícia Lima, chamado Olhando Minas pela Janela", explicou a coordenadora do Passos e diretora geral do espetáculo, Kátia Vitalino.
Mais de 200 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto sociocultural nos bairros Bom Jesus, Nova Viçosa e no centro da cidade, estarão no palco para esta homenagem.
A diretora geral do Projeto, Patrícia Lima, salienta que a arte e a dança tem sido ferramentas de transformação da realidade dos participantes e o espetáculo será uma excelente maneira de unir a potência da arte aos encantos e desafios de Minas.
“Será mais um espetáculo cheio de energia, que, com certeza, revelará novos talentos, e com um tema tão importante que enaltecer o valor da nossa cultura, da arte e apresentará toda diversidade desta nossa terra.”
O trabalho marcará a culminância das atividades do Projeto em 2024 que segue em atividade até o final do ano. A coordenadora do Passos, Kátia Vitalino destaca que os alunos se prepararam com afinco para viver essa experiência única. “Além de conhecerem um pouco mais sobre a história de Minas é, mais uma vez, o momento de apresentar o desenvolvimento do trabalho técnico e artístico que aconteceu ao longo do ano”.
Conscientização ambiental
Atento aos desafios provocados pelas mudanças climáticas, e ao importante cuidado que se deve ter para preservar o meio ambiente, o espetáculo também terá um olhar para a conscientização ambiental e para as riquezas naturais.
O projeto Passos para um Futuro acontece por meio da Lei Rouanet com patrocínio da Eletrobras. Numa realização do Núcleo de Arte e Dança, Instituto ASAS e Ministério da Cultura - Governo Federal União e Reconstrução.
Informações Núcleo Arte e Dança