Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Empresário viçosense participa de reunião no Senado Federal para buscar solução a crise no Líbano
16 de dezembro de 2024

'}}

No dia 6 de dezembro, uma importante reunião foi realizada no Senado Federal, em Brasília, para debater estratégias de apoio ao Líbano, que enfrenta uma severa crise humanitária e econômica. Sob a liderança do senador Nelson Trad Filho (Nelsinho), de origem libanesa, e com o apoio do Dr George El Jallad da embaixada do Líbano no Brasil, o encontro reuniu senadores, deputados e representantes do setor empresarial para discutir ações que possam contribuir para a reconstrução do país. Entre os presentes na reunião estava o empresário viçosense José Zaharam, descendente de libaneses e proprietário do restaurante Cedrus, em Viçosa.

A crise no Líbano, agravada pela explosão no porto de Beirute em 2020 e pela guerra civil em países vizinhos, deixou profundas marcas na população de cerca de 5 milhões de habitantes. Além dos desafios internos, o país acolhe milhares de refugiados: atualmente, são 2 mil sírios e 500 palestinos vivendo em condições precárias no Líbano. Esse fluxo migratório tem sobrecarregado os sistemas de energia, água e alimentação, aumentando o número de pacientes em busca de atendimento hospitalar.

A reunião no Senado teve como objetivo principal alinhar esforços e propor soluções práticas para aliviar a situação do Líbano. Entre os encaminhamentos, destacou-se a criação de uma comissão mista, com membros do Senado e da Câmara dos Deputados, para atuar de forma coordenada na busca por apoio internacional e no fortalecimento das relações entre o Brasil e o Líbano. A comissão é presidida pelo senador Nelson Trad Filho (Nelsinho), e o deputado federal Joaquim Passarinho.

Reunião no Senado Federal.; Reprodução: José Zaharam

Com 134 parlamentares de origem libanesa no Brasil, a representatividade política desempenha um papel fundamental na construção de pontes entre os dois países. Uma das iniciativas discutidas foi o incentivo ao comércio entre os dois países, com o objetivo de equilibrar a balança comercial, uma vez que o Líbano atualmente exporta menos para o Brasil do que importa. Ampliar as importações de produtos libaneses pelo mercado brasileiro foi apontado como uma das estratégias, essencial para reativar a economia libanesa.

Outro ponto relevante abordado na reunião foi o potencial do turismo no Líbano. O país, conhecido por sua rica história, locais religiosos e culinária incomparável, tem grande potencial para atrair visitantes internacionais. Estimular o turismo poderia gerar uma injeção significativa de recursos na economia, sobretudo devido ao chamado "Fresh Dollar", uma modalidade de câmbio paralela que proporciona maior poder de compra no país.

Minas Gerais foi representado pelo empresário viçosense José Zaharam, que faz parte do conselho executivo da embaixada do Líbano, enfatizou a resiliência do povo libanês diante das adversidades e destacou a importância de uma abordagem apartidária para resolver a crise. “Precisamos esquecer divisões políticas e focar em ações concretas que possam ajudar o Líbano a superar essa situação. O Líbano ajudou a construir grandes líderes e famílias no Brasil. Agora é hora de retribuir e apoiar o país em um momento tão difícil”, afirmou.

O próximo encontro da comissão está previsto para fevereiro, em São Paulo, estado que abriga o maior número de descendentes libaneses no Brasil.

Informação José Jaharam