A carga, que estava sendo transportada em caminhões, tinha como destino Recife (PE) e estava sendo ocultada sob uma carga de material de jardinagem.
Em uma ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 2.600 caixas de cigarros contrabandeados, avaliadas em aproximadamente R$ 5 milhões, em operações realizadas nas cidades mineiras de Muriaé e Três Corações. A carga, que estava sendo transportada em caminhões, tinha como destino Recife (PE) e estava sendo ocultada sob uma carga de material de jardinagem.
A operação, que ocorreu no último mês de janeiro. A nova legislação federal, que entrou em vigor recentemente, prevê punições mais rigorosas para quem produz e comercializa cigarros de forma irregular. Além da autuação pela Receita Federal, os produtos apreendidos serão destruídos, dificultando a reincidência das fraudes.
A empresa responsável pelos cigarros, localizada no Rio de Janeiro, é considerada uma das maiores fraudadoras do setor no país. A produção irregular de cigarros não apenas causa prejuízos aos cofres públicos, mas também coloca em risco a saúde da população, uma vez que esses produtos não seguem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e podem conter substâncias nocivas.
A PRF continuará intensificando as ações de fiscalização em todo o país, com o objetivo de combater o contrabando de cigarros e outros produtos ilegais. A corporação também reforça a importância da denúncia por parte da população, que pode contribuir de forma significativa para o sucesso das operações.
Fonte e Imagem: Rádio Muriaé