A verba antecipada deve ajudar os municípios com dificuldades financeiras, permitindo maior autonomia na aplicação dos recursos na saúde
O Governo de Minas Gerais realizará o repasse antecipado de recursos de saúde, correspondentes a três meses de verbas, em um único pagamento. A medida foi anunciada pelo governador Romeu Zema (Novo) durante o Congresso “Minas Saúde”, que aconteceu nesta terça-feira (4) no Minascentro, em Belo Horizonte. A expectativa é de que até a próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, R$ 150 milhões sejam liberados aos municípios mineiros.
Essa antecipação tem como objetivo ajudar os municípios que enfrentam sérias dificuldades financeiras no início do ano. O secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, em entrevista à rádio Itatiaia, explicou que os recursos poderão ser aplicados em qualquer área dentro do setor de saúde, conforme a necessidade de cada município. Ele destacou que a dívida acumulada por alguns municípios, que pode chegar a mais de dez anos, torna difícil a aplicação restrita de recursos, o que abre a possibilidade de mais flexibilidade para os gestores municipais.
Prefeitos, especialmente os de primeiro mandato, têm relatado dificuldades com o orçamento das prefeituras, muitas das quais receberam administrações com altos níveis de endividamento. Essa situação tem gerado preocupação sobre a capacidade de lidar com as necessidades financeiras, principalmente no início do ano.
A medida do Governo de Minas visa proporcionar alívio financeiro aos municípios, oferecendo maior liberdade para que cada um use os recursos de forma estratégica, dentro das necessidades da saúde pública local.
Informação: Rádio Itatiaia