Antônio Fagundes, ex-reitor da UFV, morre aos 91 anos em Belo Horizonte
Faleceu na manhã desta segunda-feira (10), em Belo Horizonte, Antônio Fagundes de Souza, ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Conhecido como Professor Fagundes, ele esteve à frente da instituição por três mandatos: de 1974 a 1978, de 1982 a 1984 e de 1988 a 1992.
Natural de Santana do Garambéu, Minas Gerais, Antônio Fagundes formou-se em Agronomia em 1962 pela Escola Superior de Agricultura da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, que posteriormente se tornou a UFV. Em 1966, obteve o grau de Magister Scientiae em Economia Rural pela mesma instituição.
Além de sua trajetória na UFV, Fagundes foi reitor da Universidade Federal de Ouro Preto entre 1979 e 1982. Também atuou como membro do Conselho Federal de Educação e foi Deputado Constituinte por Minas Gerais, cargo ao qual renunciou para assumir seu último mandato como reitor da UFV.
O velório será realizado nesta terça-feira (11), das 13h às 15h, no Cerimonial Santa Casa, número 3, localizado na Rua Domingos Vieira, número 600, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. O corpo será cremado em Betim.
Realizações na UFV
Durante seus mandatos como reitor, Antônio Fagundes foi responsável pela criação de diversos cursos de graduação na UFV, incluindo Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Física, Administração, Ciências Econômicas, Engenharia de Agrimensura, Letras, Química, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo e Direito.
Ele também criou os programas de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência Florestal, Genética e Melhoramento, Fitopatologia, Solos e Nutrição de Plantas, Agroquímica, Engenharia Civil e Economia Doméstica, além dos doutorados em Ciência Florestal e Engenharia Agrícola.
Outras obras concluídas durante sua gestão incluem a construção do Pavilhão de Aulas (PVA I), do antigo Departamento de Fitotecnia, do Anexo do Departamento de Economia Rural, da Imprensa Universitária, do Pavilhão de Ginástica, do Alojamento de Pós-Graduação (Posinho), do Centro Nacional de Armazenagem (Centreinar), do Aviário, da Piscicultura e do Centro de Vivência.
Antônio Fagundes deixa um legado marcado por contribuições significativas para o ensino superior em Minas Gerais.
Fontes: UFV e Prefeitura de Viçosa