O encontro foi presidido pelo vereador Wallace Francis e contou com a presença dos parlamentares Tistu, Marcão Paraíso e Omar Gilson.
Nesta semana, vereadores da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio e Defesa do Consumidor da Câmara de Viçosa reuniram-se para tratar das diversas questões relacionadas ao fornecimento de energia elétrica no município. Na ocasião, foi realizada uma chamada de vídeo com representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).
O encontro foi presidido pelo vereador Wallace Francis (SD), e contou com a presença dos parlamentares Rogério Fontes (Tistu) (PP), membro da Comissão, Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD), e Omar Gilson (União), além do cidadão Luiz Helvércio de Mourão, que foi quem apresentou tal demanda durante a tribuna livre.
Logo no início da reunião, foram discutidos os problemas enfrentados pelos cidadãos no que tange o fornecimento de energia elétrica em diversas localidades do município. Os presentes enfatizaram que a má qualidade do serviço prestado pela CEMIG tem causado transtornos constantes, impactando na qualidade de vida da população e prejudicando o comércio e a indústria local.
O vereador Marco Cardoso aproveitou o encontro para enfatizar a insatisfação dos moradores com a demora excessiva nos atendimentos, defendendo a necessidade da permanência de uma uma equipe técnica da CEMIG em Viçosa, já que, atualmente, não há estrutura suficiente no município para atender às demandas de toda a população. Em consonância com o tópico abordado por Marcão, o parlamentar Omar Gilson ainda salientou a dificuldade enfrentada no diálogo entre a população e os vereadores, agravada pela falta de um agente representante da CEMIG no município.
O projeto de lei n° 08/2024, aprovado no ano passado pela casa legislativa, também entrou na pauta da reunião. O PL em questão é de autoria do vereador Rogério Fontes, que altera Lei nº 2.954/2022 e trata da obrigatoriedade de remoção dos cabos e fiação aérea excedentes e sem uso no município. Desde sua aprovação, o parlamentar autor do projeto afirma que este não foi colocado em prática, e utilizou deste encontro para alertar sobre a poluição visual dos postes e lembrar que acidentes já ocorreram devido à falta de fiscalização e manutenção adequada dos fios.
Diversas situações relatadas por moradores foram repassadas aos representantes da Companhia. O vereador Wallace voltou a falar sobre o caso de um bairro que há anos passa por problemas no fornecimento de energia, chegando ao ponto de os moradores precisarem revezar para tomar banho, pois a rede elétrica não suporta a demanda.
Os representantes da CEMIG agradeceram os relatos e afirmaram que boa parte dessas demandas não chega aos canais oficiais da empresa, como telefone e WhatsApp, e sugeriram a realização de uma campanha para incentivar a população a registrar formalmente suas reclamações. O cidadão Luiz Helvécio de Mourão, no entanto, questionou essa afirmação, dizendo que os problemas enfrentados pelos moradores já duram mais de 20 anos e que as justificativas da CEMIG são sempre as mesmas. Luiz ainda destacou que, no passado, foi prometida a resolução dos problemas com a entrega da nova subestação de energia e com a ligação à nova rede de transmissão, mas o que se observa, na prática, é um agravamento das falhas no fornecimento de energia elétrica, um serviço essencial ao bem-estar dos cidadãos.
Por fim, os vereadores manifestaram indignação e cobraram da empresa um posicionamento mais responsável e comprometido com a população de Viçosa. Diante das das preocupações levantadas, ficou acordado que a Comissão buscará reforçar o acompanhamento das demandas e cobrará medidas concretas e urgentes da CEMIG para garantir um serviço de qualidade à população.