Programa oferece aos jovens a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do Legislativo
A partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro, estudantes do Ensino Médio de Viçosa poderão se inscrever para a edição 2025 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). O programa tem como objetivo estimular a participação cidadã e promover o conhecimento sobre o funcionamento dos poderes Legislativo municipal e estadual.
Podem se inscrever jovens de 15 a 18 anos, matriculados no Ensino Médio. As inscrições são feitas por meio de um formulário online, disponível no Instagram da Escola do Legislativo de Viçosa (@escoladolegislativodevicosa). Como as vagas são limitadas, é recomendado garantir a inscrição o quanto antes.
A abertura oficial do Parlamento Jovem em Viçosa está marcada para o dia 24 de março, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal.
Ademais, na tarde de ontem a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Patrícia Oliveira Fontes, se reuniu com os estudantes que participaram do projeto no ano passado. O encontro teve como objetivo ouvir as experiências deles e identificar melhorias para a edição deste ano.
O PJ Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada pela Escola do Legislativo em parceria com câmaras municipais das cidades participantes. Criado em 2004, o programa conta com a participação de Viçosa desde 2010.
Durante o projeto, os estudantes debatem temas de relevância social e elaboram propostas de ação legislativa, que são encaminhadas às câmaras municipais e à ALMG. O tema escolhido para 2025 é "Juventude e Direitos Culturais". Em 2024, aproximadamente 50 estudantes de Viçosa participaram do programa.
Em Viçosa, a coordenação do programa é feita pela Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho, da Câmara Municipal. A coordenação geral é do vereador Sérgio Marota (PP), com coordenação técnica da vereadora Jamille Gomes (PT) e supervisão pedagógica da servidora Patrícia Oliveira Fontes.
O vereador Sérgio Marota ressaltou a importância do programa e seu compromisso em aproximar a Escola do Legislativo da população. "Nosso objetivo é ampliar a participação dos jovens e fortalecer projetos como o Parlamento do Idoso e o Câmara Visita, além de trazer novas iniciativas voltadas ao mercado de trabalho, proporcionando mais oportunidades aos estudantes", afirmou.
Para a coordenadora técnica Jamille Gomes, o Parlamento Jovem é uma oportunidade única para os jovens compreenderem o funcionamento do Poder Legislativo e desenvolverem habilidades como argumentação, oratória e trabalho em equipe. "Esse programa estimula a troca de experiências entre jovens engajados e incentiva mudanças positivas em suas comunidades", destacou.
O Parlamento Jovem é dividido em três fases:
O Parlamento Jovem é uma oportunidade ímpar para que os jovens conheçam mais sobre política, desenvolvam pensamento crítico e participem ativamente das discussões que impactam suas comunidades.
Informação Câmara Municipal de Viçosa