Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Banco de leite humano de Viçosa lança campanha de doação
21 de março de 2025

Necessidade se deve ao baixo estoque de leite humano

Nesta semana, o Banco de Leite Humano de Viçosa iniciou uma campanha de doação de leite materno, isso se deve ao baixo estoque e a quantidade de crianças na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIM).

Para a doação, existem três possibilidades:

  • Retirar o leite em casa e trazer ao BLH.
  • Comparecer ao BLH para a retirada do leite.
  • Retirar o leite em casa, sendo que a equipe do BLH realizará a coleta em sua residência.

OBS: Para a retirada do leite em casa, a equipe do BLH disponibilizará um kit com potes esterilizados.

Para ser doadora, existem alguns pré-requisitos:

  • Não ingerir bebidas alcoólicas.
  • Não ser tabagista.
  • Não utilizar drogas ilícitas.
  • Não ter recebido sangue nos últimos 12 meses.
  • Estar com os exames de pré-natal (VDRL - sífilis, HbsAg - hepatite B, HIV e hemograma completo) em dia.
  • Estar com o cadastro de doadora completo.
  • Caso você atenda a todos os requisitos e opte pela retirada de leite em casa, vamos te adicionar no grupo das doadoras.
  • O dia da coleta varia entre quarta e quinta, de acordo com seu bairro.
  • Nós enviamos uma mensagem no grupo e esperamos sua resposta confirmando para podermos ir.
  • Quando você não confirma, entendemos que não é para passar, por isso é muito importante a sua confirmação, está bem?
  • Na primeira semana, vamos levar seu primeiro kit, que contém o pote para coleta esterilizado, uma touca e uma etiqueta que deve ser preenchida com as informações solicitadas e colada no pote.
  • Assim que coletar pela primeira vez, você deve colocar esse pote no congelador.
  • Nas demais vezes que coletar, deve ir colocando o leite por cima do que já está congelado, formando camadas.
  • Você não precisa se preocupar em encher o pote, é a quantidade que você conseguir. Sua preocupação deve ser com a higiene na hora da coleta (as instruções serão enviadas juntamente com o kit).

Caso tenha interesse, você pode se cadastrar por este link.

O Banco de Leite Humano está localizado no Hospital São Sebastião (Rua Tenente Kummel, nº 36, Centro).

Horário de funcionamento:

  • 07:30hrs às 11:00hrs
  • 13:30hrs às 16:00hrs
    Todos os dias, inclusive domingos e feriados.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('nbt300x250-1'); });