Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Viçosa implementa método inovador no combate à Dengue e outras arboviroses
1 de abril de 2025

Inovação foi apresentada em reunião na última quinta-feira (27)

Na última quinta-feira (27), durante uma reunião no Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa, a professora Michelle Dias de Oliveira Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBD/UFV), apresentou uma proposta inovadora para monitorar o sorotipo da dengue em circulação no município e identificar arboviroses (Dengue, Zika ou Chikungunya) por meio da análise das larvas do mosquito Aedes aegypti.

Na ocasião, a chefe do departamento, Lílian Aparecida Gomes de Souza, alinhou com os agentes de endemias a continuidade do monitoramento das áreas de risco, utilizando armadilhas de oviposição (ovitrampas) para coletar ovos do mosquito. Esse procedimento já faz parte da rotina de acompanhamento das atividades de controle.

Com a inovação apresentada, os agentes continuarão realizando esse trabalho, mas agora, após a coleta, os ovos serão eclodidos e as larvas enviadas ao DBD, onde será possível identificar os sorotipos do vírus presente nas amostras. Isso permitirá um acompanhamento mais preciso das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Também esteve presente na reunião a ouvidora da Saúde do município, Semíramis Della Lucia, que destacou a importância da Ouvidoria da Saúde como canal de denúncias relacionadas à Vigilância Ambiental. Ela ressaltou que a participação da população é fundamental para fortalecer as ações de prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito, como Dengue, Zika e Chikungunya.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display('nbt300x250-1'); });