Em sessões extraordinárias realizadas após a reunião ordinária da última segunda-feira (28), os vereadores de Viçosa aprovaram, em definitivo, o Projeto de Lei nº 27/2025, de autoria do Executivo Municipal, que regulamenta o processo de consulta para escolha de diretores das escolas da rede municipal de ensino. A votação se estendeu até a meia-noite e o projeto foi aprovado com 13 votos favoráveis e uma abstenção, do vereador Omar Gilson de Moura Luz (UNIÃO).
Omar justificou sua abstenção afirmando que não pretende mais votar projetos do Executivo que chegam ao Legislativo “em cima da hora”. Embora a matéria esteja tramitando desde o dia 9 de abril, alterações feitas na última sexta-feira (25) geraram críticas de parlamentares que consideraram o tempo para análise insuficiente.
O vereador Idelmino Ronivon (PCdoB) criticou a forma como o Executivo tratou o processo de transição nas direções escolares. Segundo ele, a consulta para escolha de diretores deveria ter sido realizada no ano passado, mas foi postergada para a atual gestão, levando à prorrogação dos mandatos até 22 de abril deste ano.
“Ao fim do prazo, o Executivo poderia ter prorrogado os mandatos por alguns dias, permitindo uma transição mais tranquila. Em vez disso, optou por exonerar as diretoras e nomear interinos”, lamentou.
Para Idelmino, a decisão foi equivocada e causará instabilidade, já que as escolas enfrentarão duas mudanças em curto intervalo de tempo, afetando diretamente alunos e famílias.
A vereadora Jamille Gomes (PT) também se manifestou contra a forma como o Executivo conduziu a situação. Em sua fala, criticou a exoneração repentina de diretores na semana anterior e classificou a medida como arbitrária e desrespeitosa.
“Se eram interinos com prazo determinado, por que não mantê-los até que o processo de escolha ocorresse de forma mais harmônica? A escola já é um espaço naturalmente conflituoso. Mudanças abruptas só aumentam a instabilidade”, argumentou.
Apesar das críticas, o projeto foi aprovado e estabelece regras para a consulta pública que definirá os próximos diretores das escolas municipais. A expectativa agora recai sobre a condução das eleições e o retorno à estabilidade nas unidades de ensino.
Informações: Câmara de Viçosa