Especialista da Universidade de Lancaster apresentará método para detectar adversários em sistemas de inteligência artificial.
O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) promove nesta segunda-feira (30), às 16h, o seminário "It Is Among Us: identificando adversários em domínios ad-hoc usando estimativas bayesianas com valores de Q". O evento ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e é aberto à comunidade universitária.
O seminário será ministrado por Leandro Marcolino, especialista em Inteligência Artificial da Universidade de Lancaster, na Inglaterra. Ele visita o Departamento de Informática por meio do Programa Conhecimento Brasil - Apoio a Projetos em Rede com Pesquisadores Brasileiros no Exterior, financiado pelo CNPq.
Segundo a professora Sabrina Silveira, coordenadora do Laboratório de Bioinformática, Visualização e Sistemas da UFV, modelos de trabalho em equipe ad-hoc são essenciais em Inteligência Artificial para resolver tarefas distribuídas com colegas de equipe desconhecidos. Agentes podem colaborar e trocar informações, mas a presença de um impostor pode impactar o desempenho. O seminário apresentará o BAE, uma estrutura para planejamento e estimativa online em domínios de trabalho em equipe ad-hoc com um agente adversário disfarçado de aliado.
Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente por meio do formulário eletrônico.
Informações: UFV