Na manhã desta quinta-feira (10), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender uma idosa de 73 anos que sofreu uma queda na Praça do Rosário, no centro de Viçosa. No momento do chamado, a Unidade de Suporte Básico (USB) estava em atendimento a uma criança de 4 anos, também vítima de uma queda seguida de um episódio de síncope (desmaio).
De acordo com o SAMU Cisdeste, com base nas informações recebidas na primeira ligação, o estado de saúde da idosa foi inicialmente classificado como de baixa gravidade. A equipe informou que pretendia se dirigir ao local assim que finalizasse o atendimento da criança.
No entanto, cerca de 40 minutos após o primeiro chamado, o SAMU recebeu um novo acionamento, relatando que a idosa estaria sofrendo uma parada cardiorrespiratória. A unidade, que já se encontrava nas proximidades, deslocou-se imediatamente até o local.
A equipe iniciou manobras de reanimação, que se estenderam por aproximadamente 45 minutos, mas sem sucesso. A idosa infelizmente veio a óbito no local.
O SAMU Cisdeste destacou que Viçosa atualmente conta com duas unidades de suporte: uma básica e uma avançada. Informou ainda que já foi aprovada, pelo Ministério da Saúde, uma proposta de ampliação da base local, o que garantirá a chegada de mais uma USB ao município ainda em 2025.
Informações: SAMU Cisdeste