16 municípios mineiros realizarão suas conferências até 28 de julho
Viçosa sediará no próximo dia 14 de julho a Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres. Com o tema “Mulheres Mineiras – construindo políticas públicas inclusivas e transformadoras”, o evento reunirá representantes de diversos municípios da região para debater propostas que promovam a igualdade de gênero e fortaleçam os direitos das mulheres. O encontro irá se iniciar às 8:00 e vai até as 17:00 na sede da OAB, localizada na Praça Professor Edgard Vasconcellos, 215, no Centro de Viçosa.
A iniciativa integra uma série de conferências regionais promovidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em parceria com o Instituto Periférico. Cidades como Araxá, Almenara, Teófilo Otoni, Patos de Minas e Diamantina já realizaram seus encontros regionais.
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o retorno das conferências após quase uma década representa um marco importante na agenda de políticas públicas voltadas às mulheres. “Esse é um espaço democrático e essencial para que as mulheres mineiras contribuam com a construção de políticas públicas que garantam seus direitos e promovam a igualdade”, afirmou.
A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Bárbara Ravenna, também destacou a importância do momento: “O país vive uma reconstrução das políticas públicas para as mulheres. Queremos um Brasil e uma Minas Gerais com justiça de gênero”.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Viçosa, Maria Iamin, reforçou o papel transformador da participação feminina: “Articular, fazer e acontecer faz parte do processo, e a presença de todas as mulheres é imprescindível. Somente assim conquistaremos os direitos que nos são devidos”.
Durante os encontros regionais são eleitas as delegadas que representarão suas regiões na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, prevista para os dias 27, 28 e 29 de agosto, em Belo Horizonte. O tema será “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”.
Na etapa estadual, serão escolhidas as delegadas mineiras que participarão da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a ser realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília.