Último dia do evento reúne saberes tradicionais, apresentações artísticas e feira agroecológica
Teve início no último sábado (12/07) a 16ª edição da Troca de Saberes, evento organizado pelo Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA/UFV), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV (PEC). Promovida anualmente desde 2009, a Troca de Saberes é um espaço de diálogo entre universidade, movimentos sociais, agricultores, educadores e estudantes.
Neste ano, o evento voltou a compor a programação oficial da Semana do Fazendeiro, reafirmando seu compromisso com a valorização dos saberes populares, o fortalecimento da agroecologia e a defesa da agricultura familiar camponesa e dos povos e comunidades tradicionais.
A Troca de Saberes 2025 reuniu professores, estudantes de diversos departamentos e programas de extensão da UFV, além de representantes de movimentos sociais e culturais da Zona da Mata e de várias regiões do Brasil.
Nesta segunda-feira (14/07), o evento se encerra com uma série de atividades ao ar livre no gramado em frente ao prédio Arthur Bernardes, atrás da piscina do DCE.
A programação do dia inclui:
A Troca de Saberes se consolida, mais uma vez, como um espaço essencial para o intercâmbio entre ciência, cultura e práticas populares, fortalecendo redes de resistência e solidariedade no campo e na cidade.