Solenidade reconhece parceria com a Receita Federal, que tem destinado bens apreendidos à UFV para uso em projetos acadêmicos e sociais
Na tarde desta quarta-feira (16), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) prestou homenagem a representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) por seu apoio à valorização da universidade pública, por meio da destinação de produtos apreendidos em operações fiscais. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Reitoria e contou com a presença do reitor Demetrius David da Silva, da vice-reitora Rejane Nascentes, pró-reitores, diretores de centros de ciências e demais membros da administração superior da UFV.
Entre os homenageados estavam o superintendente da Receita Federal de Minas Gerais, Mário José Dehon São Thiago Santiago, a chefe da Divisão de Programação e Logística, Kênia Marina Guimarães, e o chefe substituto do Serviço de Mercadorias Apreendidas, Valter Castro de Oliveira. Eles receberam certificados de reconhecimento pela colaboração com a instituição.
De acordo com o reitor, a solenidade foi um momento de agradecimento aos agentes públicos que têm contribuído diretamente com o fortalecimento da universidade:
“Desde 2021, buscamos apoio para ações administrativas estratégicas, e encontramos acolhida e compreensão nas equipes da Receita. O que temos vivenciado é o verdadeiro reconhecimento da importância da universidade pública”, destacou Demetrius.
As doações da Receita incluem veículos, celulares, produtos eletrônicos e um caminhão baú truck, que será adaptado para transporte de maquinário pesado dentro do campus. Um ônibus também já está em uso para atividades acadêmicas, beneficiando diretamente os estudantes.
Durante a cerimônia, os representantes da Receita reforçaram o compromisso institucional com o retorno social dos bens apreendidos.
“É uma maneira de fazer com que produtos adquiridos de forma ilegal retornem à sociedade para uma finalidade nobre como a educação”, afirmou Mário José Santiago.
Pela manhã, os representantes da Receita conheceram de perto o projeto dos robôs educacionais feitos com materiais apreendidos, que já vêm sendo utilizados em atividades de ensino e extensão.
A UFV já havia sido agraciada em 2024 com o Certificado de Reconhecimento em Cidadania Fiscal, concedido pela própria Receita, pelo seu engajamento em iniciativas de educação tributária e cidadania. A solenidade de ontem reafirma essa parceria em prol da educação pública, da inclusão e da responsabilidade social.