Iniciativa Reconhece Profissionais e Estudantes que Abordam o Saneamento em Minas Gerais
A Copasa lançou em 7 de abril o Prêmio Copasa de Jornalismo, uma iniciativa para reconhecer e valorizar o trabalho jornalístico. A premiação totaliza cerca de R$ 120 mil e será concedida a produções que abordem o saneamento básico em Minas Gerais. O foco está no tratamento e distribuição de água potável, na coleta e tratamento de esgoto, e nas relações desses temas com o meio ambiente, saúde pública e desenvolvimento.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site premiojornalismo.copasa.com.br, entre 7 de abril e 12 de setembro. Esta primeira edição do prêmio contempla seis categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Redes Sociais, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. Haverá também o Grande Prêmio, distinção para o trabalho com maior pontuação entre as categorias profissionais.
Podem participar das categorias profissionais jornalistas diplomados ou registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A categoria Jornalismo Universitário é destinada a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior.
Os trabalhos inscritos nas categorias profissionais devem ter sido veiculados em veículos de comunicação de Minas Gerais ou nacionais, em língua portuguesa, entre 1º de janeiro e 5 de setembro de 2025.
Cleyson Jacomini de Sousa, diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Companhia, destacou que o prêmio visa reconhecer e incentivar profissionais que cobrem o saneamento. Ele ressaltou a importância do jornalismo de qualidade para informar a sociedade sobre os benefícios e desafios do setor, que impacta a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
O diretor também mencionou a importância de premiar estudantes. Ele afirmou que a categoria universitária busca reconhecer novos talentos e estimular o desenvolvimento de habilidades profissionais. Para estudantes, as matérias devem ter sido publicadas em mídias-laboratório das instituições de ensino. Conteúdos de blogs pessoais, páginas de redes sociais ou canais não associados à instituição de ensino não são aceitos na categoria.
Os trabalhos serão avaliados com base em cinco critérios: adequação ao tema e relevância do conteúdo; técnica de reportagem e apuração; estética, criatividade e inovação na linguagem; ineditismo da abordagem; e dificuldade de execução. Além do valor em dinheiro, os vencedores receberão troféu e certificado.
A cerimônia de premiação está prevista para novembro, com data e local a serem divulgados. O regulamento completo está disponível no site premiojornalismo.copasa.com.br. Dúvidas podem ser enviadas para premiojornalismo@copasa.com.br.
Informações: Amirt