Fabiano Melo apresentou tecnologias aplicadas à conservação de primatas no evento realizado em Madagascar
O professor Fabiano Melo, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi o único brasileiro convidado como palestrante principal no 30º International Primatological Society Congress, que acontece em Antananarivo, Madagascar.
Coordenador do Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra, Fabiano apresentou, na manhã desta quarta-feira (23), a palestra Tech in the Treetops: Innovations in Monitoring Primates and Biodiversity. O tema abordou o uso de drones com câmeras ópticas e térmicas no monitoramento de primatas e outros animais silvestres, tanto em território brasileiro quanto africano.
Segundo o pesquisador, os dados obtidos com as novas tecnologias têm permitido maior precisão na contagem populacional, além de viabilizar o registro de comportamentos importantes, como hábitos alimentares e cuidados parentais. As informações são consideradas relevantes para estratégias de conservação de espécies ameaçadas, como os muriquis no Brasil e primatas do gênero colobus na África.
Fabiano destacou que o uso de tecnologias pode contribuir para reverter o declínio da biodiversidade. O trabalho apresentado tem foco em soluções que unam pesquisa científica, inovação e conservação ambiental.
O International Primatological Society Congress é um dos principais eventos científicos do mundo voltados à primatologia e reúne especialistas, educadores, formuladores de políticas públicas e conservacionistas de diversos países. Segundo Fabiano, ele é o terceiro brasileiro a ser palestrante principal no evento nos últimos 20 anos.
Informações: UFV