Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


UFV amplia ações de pesquisa e sustentabilidade no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
24 de julho de 2025

Acordo com o IEF busca integrar conservação ambiental e produção científica na Zona da Mata

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) reforçou sua parceria com o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro por meio do Acordo de Cooperação Técnica “Agricultura sustentável no entorno da Serra do Brigadeiro”, firmado com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), gestor da unidade de conservação.

Nesta terça-feira (23), uma comitiva da UFV visitou o Parque para aprofundar as articulações e apresentar projetos em andamento. A visita incluiu 24 coordenadores de programas de pós-graduação da instituição, representando áreas como engenharia, física, ciência da computação e educação física. Os pesquisadores também conheceram a infraestrutura da unidade de conservação e visitaram áreas com ações já em curso no entorno do Parque.

Durante o encontro, foram destacadas pesquisas em agricultura sustentável, mudanças climáticas, biologia vegetal e insetos aquáticos. De acordo com o supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade do IEF, Dalyson Figueiredo Soares Cunha, o objetivo é ampliar o número de estudos vinculados ao Parque. “Queremos fortalecer os vínculos com a academia e promover soluções para a biodiversidade local e o entorno”, afirmou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Raul Narciso Carvalho Guedes, reforçou que o momento marca a ampliação de iniciativas já existentes. “A meta é envolver mais cursos e ações interdisciplinares, promovendo ciência com sustentabilidade.”

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro está localizado no extremo norte da Serra da Mantiqueira e abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica de encosta, além de campos de altitude. A unidade é reconhecida pela biodiversidade e pela presença de espécies raras, além de ser responsável por nascentes que abastecem as bacias hidrográficas dos rios Doce e Paraíba do Sul.

A parceria entre a UFV e o IEF reforça o papel das unidades de conservação como espaços de pesquisa, ensino e extensão, conectando ciência e proteção ambiental.

Informações: UFV