Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


PMV inicia construção de Trevos no Centev e Novo Silvestre
30 de julho de 2025

Obra na BR/MGC-120 Visa Melhorar Acesso, Segurança e Fluxo de Veículos na Cidade

A Prefeitura de Viçosa iniciará, em 28 de agosto, a construção, revitalização e integração dos trevos do Centev, em frente ao 3º Pelotão de Bombeiros Militar, e do bairro Novo Silvestre. A intervenção ocorrerá na avenida Oraida Mendes de Castro (BR/MGC-120), um dos principais acessos ao município nos sentidos Ponte Nova e Teixeiras.

A obra representa uma requalificação urbana e viária, com objetivo de impactar a mobilidade, a segurança e o ordenamento do trânsito na entrada e saída da cidade por esse eixo. O projeto, além de modernizar a infraestrutura, visa valorizar bairros e facilitar a vida de moradores e usuários da região.

Com um valor de R$ 2.308.939,04, a intervenção foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado Rodrigo de Castro, por meio do Ministério das Cidades. A execução será realizada pela empresa MS Pavimentação, com prazo estimado de seis meses para conclusão.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade e Gestão Territorial (Semplag) informou que a obra inclui cortes nas pistas para travessia de redes pluviais, alargamento de pista, execução de passeios e pontos de ônibus, mudança de postes de energia elétrica, urbanização e nova pavimentação. Um novo canteiro central entre os trevos também será construído, junto com calçadas para pedestres e sinalização viária renovada.

Após a conclusão, a estrutura beneficiará motoristas e pedestres que utilizam o trecho. Os moradores do bairro Novo Silvestre, das comunidades do Santiago, Buieié, Zig-Zag, e os usuários e funcionários do tecnoPARQ, serão diretamente impactados. A obra é uma resposta a uma demanda da população.

O projeto foi inicialmente elaborado pelo antigo Geoplam (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa) e previa a construção dos dois trevos, além do alargamento da via e urbanização do entorno. A execução foi paralisada em 2023 para ajustes técnicos no traçado original. Por determinação do prefeito Ângelo Chequer, a equipe da Diretoria de Obras Terceirizadas da Semplag reformulou o projeto no início de 2025. Com a aprovação da Caixa Econômica Federal, a obra foi liberada.

Para a execução dos serviços, que exigirão o uso de máquinas e equipamentos pesados, a Diretoria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Viçosa, sob a coordenação de José Mauro Chaves, informou que haverá um planejamento de trânsito. A Prefeitura e a empresa responsável definirão os pontos de interdição, que serão sinalizados. Agentes de trânsito poderão reforçar a orientação, se necessário. José Mauro Chaves destacou que serão tomadas providências para evitar acidentes e minimizar impactos na fluidez do trânsito.

Informações: Assessoria de Comunicação