Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Viçosa celebra Dia da Mulher Negra com programação literária e cultural
30 de julho de 2025

Evento destacou a obra de autoras negras e promoveu debate sobre representatividade em Viçosa

No dia 25 de julho, Viçosa sediou uma programação voltada ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia do Escritor(a). A iniciativa foi organizada pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Eventos e Juventude.

O evento teve início no calçadão Arthur Bernardes, com apresentações de dança dos artistas Yan Castro e Luid Barros. Também foi exibido o espetáculo “Olhar Complexo”, com as coreografias “Gingas” e “Diálogos Urbanos”, realizadas pelas bailarinas Stefany e Vanessa.

As atividades seguiram no interior da Biblioteca Municipal de Viçosa, onde ocorreram o Slam do Turvo (batalha de poesias), uma oficina de escrita criativa ministrada pela professora Bárbara Antunes e uma roda de conversa com escritoras convidadas.

O foco do encontro foi a valorização da obra e da trajetória de autoras negras da região. Entre as homenageadas estavam Teresinha de Jesus Ferreira, vice-presidente da Unegro-Viçosa-MG (União de Negras e Negros pela Igualdade), e Dona Maria Luísa Marcelino, de Ubá.

Durante a roda de conversa, as escritoras compartilharam suas experiências, obras e vivências. Ao final, participantes apresentaram poesias produzidas a partir das discussões realizadas. Teresinha de Jesus Ferreira doou um exemplar de seu livro à Biblioteca Municipal.

Segundo os organizadores, a proposta da celebração foi reunir literatura e cultura para promover o debate sobre a representatividade da mulher negra e suas contribuições para a sociedade.

Informações: Prefeitura de Viçosa