Iniciativa será executada até 2028 e visa consolidar a UFV como referência em startups, liderança e empregos do futuro
O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), vinculado ao CenTev/UFV, teve seu projeto aprovado na Chamada Pública FAPEMIG/SEDE para Criação e Consolidação de Centros de Inovação e Empreendedorismo Universitário. A proposta, intitulada "CenTev/UFV Springboard: a vivência em inovação, empreendedorismo, startups, liderança e empregos do futuro", será executada até julho de 2028 e marca um importante passo para consolidar Viçosa como polo de inovação e desenvolvimento tecnológico.
A iniciativa integra o Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e busca fortalecer o ecossistema mineiro de inovação a partir da atuação direta nas universidades.
Com a aprovação do projeto, o tecnoPARQ foca na formação de talentos empreendedores e na conexão da universidade com o mercado e o futuro do trabalho. A proposta contempla cinco eixos de ação:
Com início previsto ainda para 2025, o projeto trará impacto direto à comunidade acadêmica, empreendedora e produtiva da região. A iniciativa reforça o papel do tecnoPARQ como vetor estratégico de desenvolvimento regional e inovação tecnológica, consolidando a Universidade Federal de Viçosa (UFV) como referência nacional na formação de lideranças inovadoras e no fomento ao empreendedorismo universitário.