Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


PCMG prende suspeitos por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas em Ubá
8 de agosto de 2025

Ação da PCMG atinge grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas e que já tinha o líder detido.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta quinta-feira (7), a segunda fase de uma operação contra uma organização criminosa em Ubá, na Zona da Mata. A ação resultou na prisão de dois homens, de 31 e 47 anos, suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As prisões ocorreram na zona rural dos municípios de Rodeiro e Divinésia. Os detidos são apontados por executarem ordens de um líder que já está preso. A operação busca desarticular a quadrilha, que tentava ocultar bens ilícitos.

Durante esta fase, foi cumprido um novo mandado de prisão contra o chefe da organização, de 58 anos. Ele já estava no sistema prisional. A polícia também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão. As equipes apreenderam cerca de R$ 20 mil em dinheiro, diversos cheques e dois veículos. Também foi recolhida uma documentação que inclui dados sobre imóveis, veículos e movimentações bancárias. Os materiais reforçam os indícios de lavagem de capitais.

Segundo as investigações, o grupo utilizava terceiros para legitimar transações no mercado formal. A polícia solicitou medidas cautelares para o sequestro de aproximadamente 80 cabeças de gado.

O delegado Giovane Dantas, responsável pela operação, afirmou que a ação da PCMG não se limita à prisão dos suspeitos. O objetivo é também atingir o poder financeiro da organização. O delegado ressaltou que a restrição de bens enfraquece a estrutura criminosa e impede o financiamento de atividades ilícitas.

A primeira etapa da operação ocorreu em abril, levando à prisão do líder do grupo em Juiz de Fora. Ele estava foragido há nove anos e utilizava documentos falsos, incluindo a identidade de uma pessoa falecida. A prisão foi resultado de uma ação conjunta das Delegacias Regionais de Ubá e de Juiz de Fora, com apoio da Polícia Militar.

Na primeira fase, foram apreendidos bens e documentos que indicavam um esquema de lavagem de dinheiro de mais de R$ 1 milhão. As investigações apontaram que, mesmo foragido, o suspeito continuava a comandar o tráfico de drogas em Ubá. O filho dele, também considerado um criminoso de alta periculosidade em Goiás, está preso por lavagem de dinheiro e fraudes em cartões de programas sociais.

Informações: PCMG