Equipe passa por reciclagem e reforço para garantir retorno das atividades do Posto Avançado de Coleta Externa
O Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de Viçosa, ligado ao Hemonúcleo de Ponte Nova da Fundação Hemominas, está em fase de reorganização para retomar a coleta de sangue na cidade a partir de setembro.
A paralisação das atividades, ocorrida entre dezembro de 2024 e agosto, tornou necessária a reciclagem de toda a equipe, visando atualizar rotinas, fluxos e procedimentos. A reciclagem começou no dia 20 e contou com 13 servidores. Entre eles estavam a coordenadora do Pace, dois profissionais da triagem clínica (um médico e uma enfermeira), dois do cadastro de doadores, um da captação, quatro da coleta e triagem hematológica (dois enfermeiros, um técnico de enfermagem e um administrativo), além de um profissional de limpeza, um da lanchonete dos doadores e um responsável pelo transporte de hemocomponentes.
A reciclagem foi dividida em dois módulos. Um de um dia, voltado a cadastro, captação de doadores, triagem clínica, coordenação, limpeza, lanchonete e transporte. Outro de três dias, direcionado aos profissionais da coleta de sangue, triagem hematológica e administrativo da coleta, responsável por montagem de kits e bolsas.
Para a diretora de Redes em Atenção à Saúde da Prefeitura de Viçosa, Arlete Maurílio, a atualização dos servidores é essencial para alinhar os procedimentos às normas da Hemominas e garantir a segurança e qualidade no atendimento aos doadores.
O retorno das atividades também contou com reforço na equipe de coleta. Dois novos técnicos de enfermagem foram disponibilizados pelo município em parceria com a Fundação Hemominas. Os profissionais já iniciaram treinamento no Hemonúcleo de Ponte Nova.
O Pace de Viçosa espera retomar a coleta de sangue em setembro, mantendo os procedimentos de segurança e atenção aos doadores, fortalecendo a participação da cidade na rede regional de hemocentros.
Informações: PMV