Foto: Gabriel Victor
UFV comemora 99 anos com homenagens e preparativos para o centenário
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) completa nesta quinta-feira (28) seu 99º aniversário. A data será marcada por uma solenidade especial que dará início à contagem regressiva para o centenário da instituição, a ser celebrado em 2026.
A UFV tem suas origens na Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), fundada em 28 de agosto de 1926, após decreto criado quatro anos antes pelo então presidente do Estado de Minas Gerais, Arthur da Silva Bernardes.
Quando a escola foi inaugurada, Arthur Bernardes já ocupava o cargo de presidente da República. As atividades didáticas começaram em 1927 com a instalação dos cursos Fundamental e Médio e, no ano seguinte, com o Curso Superior de Agricultura.
Nesse período, outra figura histórica de Viçosa, o professor Peter Henry Rolfs, foi convidado a dirigir a Esav, vindo da Universidade da Flórida.
Com o passar dos anos, a escola se desenvolveu até que, em 1948, o governo mineiro a transformou na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg), composta pela Escola Superior de Agricultura, Escola Superior de Veterinária, pela Escola Superior de Ciências Domésticas, pela Escola de Especialização (Pós-Graduação), pelo Serviço de Experimentação e Pesquisa e pelo Serviço de Extensão.
Em 1969, a Uremg já havia alcançado renome nacional, o que motivou o governo do país a federalizar a instituição, transformando-a oficialmente na Universidade Federal de Viçosa.
A UFV mantém, desde 1969, uma área de cerca de 1.500 hectares em Florestal (cidade a aproximadamente 270 km de Viçosa), que inicialmente funcionava apenas como a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), oferecendo cursos técnicos. Com a criação do Campus UFV Florestal, passaram a ser ofertados também cursos de nível superior.
O campus Rio Paranaíba (CRP) iniciou suas atividades acadêmicas em 2007, com os cursos de Administração (Integral e Noturno) e Agronomia (Integral). A partir do segundo semestre de 2008, foram incorporados os cursos de Sistemas de Informação (Integral e Noturno) e Ciências de Alimentos (Integral).
A solenidade comemorativa ocorrerá hoje (28), a partir das 18h, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. Além de celebrar os 99 anos da instituição, o evento marcará o início da contagem regressiva para o centenário da UFV, que será celebrado em 28 de agosto de 2026.
Durante a cerimônia, será realizada a outorga do título de professora emérita à docente Aristéa Alves Azevedo, do Departamento de Biologia Vegetal. Além disso, serão entregues as medalhas Peter Henry Rolfs:
A técnica Elilce de Figueiredo Rodrigues, chefe de gabinete da reitoria, será agraciada com a Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito Administrativo de 2025.
Por fim, técnicos administrativos da UFV com 25 e 30 anos de serviços prestados também serão homenageados com a Medalha José Valentino da Cruz (Candinho).