Projeto resgata trajetória e contribuições da comunidade libanesa no estado
Na última terça-feira (2), Belo Horizonte sediou o lançamento do Memorial da Imigração Libanesa em Minas Gerais, no Clube Libanês. A iniciativa visa preservar a história, celebrar a cultura e destacar a influência da comunidade libanesa no desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.
O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, parlamentares, empresários e lideranças de entidades como Peter Mangabeira (ABAV-MG) e Alexandre Brandão (Skal Internacional Belo Horizonte e ABAV-MG). Frederico Abourachid, presidente da Fuliban, relembrou os principais marcos da imigração libanesa e destacou a importância da preservação histórica.
O memorial apresenta três eixos: os 55 anos da Fuliban, um timeline sobre as fases da imigração e a exposição “Alma Libanesa”, que mescla fotografia e trechos da obra O Profeta, de Khalil Gibran.
A cerimônia foi marcada por apresentações de danças típicas, que trouxeram a cultura do Líbano para Minas, e pelo reconhecimento da resiliência dos imigrantes que ajudaram a impulsionar o crescimento do estado.