Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Reforma administrativa e plebiscito popular são debatidos na Tribuna Livre da Câmara de Viçosa
3 de setembro de 2025

Serviço público e direitos trabalhistas pautaram pronunciamentos de cidadãos e vereadores na sessão desta segunda-feira (1º)

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Viçosa desta segunda-feira (1º) teve como destaque a Tribuna Livre, utilizada por dois cidadãos para refletir sobre temas de impacto nacional: a Reforma Administrativa em tramitação no Congresso e o plebiscito popular que discute a jornada de trabalho e a taxação dos super-ricos.

Giovanni Giacomini, servidor da Universidade Federal de Viçosa, alertou para o risco de enfraquecimento do serviço público caso a reforma seja aprovada. Ele argumentou que o modelo de Estado de Bem-Estar Social garantido pela Constituição de 1988 vem sendo “minado há pelo menos 37 anos” e defendeu a participação da sociedade no debate: “Não há como resolver 37 anos de desmonte em 45 dias. Todos os cidadãos precisam ser escutados”.

Já Euzébio Luiz Pinto, conhecido na capoeira como Zé Bi Sabiá, falou sobre a importância de jornadas de trabalho mais humanas e a necessidade de tributar grandes fortunas. “O povo que trabalha sente falta de um espaço em suas vidas para além do trabalho. Estudos mostram que jornadas menores propiciam mais eficiência”, disse.

Entre os vereadores, o professor Idelmino (PCdoB) destacou que a Reforma Administrativa pode representar um retrocesso, precarizando as condições de trabalho dos servidores e afetando diretamente a qualidade do atendimento à população.

Informações: Câmara Municipal de Viçosa