Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


UFV é certificada por rede global de Universidades Amigas da Pessoa Idosa
11 de setembro de 2025

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi aprovada para integrar a Rede Global de Universidades Amigas da Pessoa Idosa, ou Age-Friendly Universities Global Network (AFU GN). A aprovação ocorreu em agosto, e a universidade passa a fazer parte de uma rede internacional com 138 instituições de 14 países. A adesão posiciona a UFV como uma referência nacional no debate sobre longevidade e inclusão intergeracional.

A certificação oferece à UFV acesso a uma comunidade global de universidades focadas na temática do envelhecimento, além de visibilidade para suas pesquisas e projetos de extensão. A adesão também possibilita parcerias acadêmicas e a formação de profissionais preparados para o envelhecimento da população. A aprovação da UFV tem validade de cinco anos, com término em dezembro de 2029, e pode ser renovada. No Brasil, a PUC-Campinas e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também fazem parte da rede.


Processo de adesão e ações da universidade

O processo de adesão teve início em 2023, com o Grupo de Pesquisa Espaços Deliberativos e Governança Pública (Gegop) e o Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). As equipes realizaram um diagnóstico das iniciativas da UFV voltadas para o envelhecimento. Um projeto de adesão foi elaborado, incluindo a criação de um comitê gestor e um plano de ação para cinco anos.

Para integrar a rede, uma universidade precisa promover uma cultura de acolhimento e inclusão de pessoas mais velhas. A professora Andréia Queiroz Ribeiro, coordenadora do Unapi, explica que a instituição deve adaptar seus programas e políticas para atender às necessidades da população idosa. A justificativa da Rede para a aprovação da UFV destaca o compromisso da instituição em promover políticas, pesquisas e serviços voltados para a causa.

Entre as ações da UFV que reforçam esse compromisso, está a criação do programa Unapi em 2023, que oferece atividades para pessoas com mais de 60 anos. Também se destaca o lançamento de um processo seletivo para ingresso na universidade exclusivo para o público 60+, que teve mais de 100 inscritos.

Informações: UFV