Ação integra 1º Ciclo de Educação Permanente promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com o PET-Saúde da UFV
A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, em parceria com o PET-Saúde Equidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizou o minicurso “Comunicação Não Violenta na promoção do cuidado em saúde para trabalhadoras(es) do SUS”. A atividade integrou o 1º Ciclo de Educação Permanente voltado para profissionais da rede municipal de saúde.
O objetivo da formação foi apresentar ferramentas que favorecem práticas de comunicação mais conscientes no ambiente de trabalho, com foco no atendimento e nas relações interpessoais no SUS. A ação busca fortalecer o cuidado em saúde por meio da qualificação dos trabalhadores, conforme informou a secretária adjunta de Saúde, Vanessa Amaral.
A proposta foi conduzida com base na metodologia do PET-Saúde, que destacou a importância de ampliar as possibilidades de cooperação, prevenir conflitos e promover ambientes colaborativos no setor público. A comunicação não violenta foi apresentada como uma estratégia que contribui para melhorar os processos de trabalho e a escuta entre profissionais e usuários.
O PET-Saúde Equidade é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Saúde. Seu principal foco é aproximar o ensino superior das práticas nos serviços públicos de saúde, incentivando a construção de estratégias para ampliar a equidade no atendimento oferecido à população.
Segundo a Secretaria de Saúde, outras atividades de formação permanente serão promovidas ao longo do ano, com temas voltados para o fortalecimento das equipes do SUS. O minicurso faz parte das ações voltadas à valorização e qualificação dos trabalhadores do setor.
Informações: PMV