Ação em parceria com a UFV aborda o tema para aprimorar o diálogo e o cuidado prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde.
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa e o PET-Saúde Equidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV) resultou na realização do minicurso "Comunicação Não Violenta na promoção do cuidado em saúde para trabalhadoras(es) do SUS (Sistema Único de Saúde)". A iniciativa é parte de um ciclo de formação para os profissionais da área.
A secretária adjunta de Saúde, Vanessa Amaral, informou que o evento representa o "1º Ciclo de Educação Permanente" para os profissionais que trabalham no SUS. A ação, segundo a secretária, é promovida pela Secretaria de Saúde com o objetivo de valorizar e aprimorar a formação dos profissionais que atuam na rede pública.
Ainda conforme o texto base, a comunicação não violenta contribui para fortalecer as relações interpessoais e de trabalho, favorecendo diálogos mais respeitosos e conscientes. O PET-Saúde Equidade ressaltou que aprimorar a forma de comunicação amplia as possibilidades de cooperação, previne conflitos e contribui para a construção de ambientes mais acolhedores e colaborativos.
O PET-Saúde Equidade é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Saúde. O programa tem como propósito aproximar o ensino e os serviços de saúde. A ação visa, com isso, contribuir para a promoção da equidade no âmbito da saúde. A colaboração entre a Prefeitura e a Universidade busca oferecer um treinamento de forma a qualificar o atendimento prestado à população.
Informações: Assessoria de Comunicação