Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Projeto sobre diárias é retirado de pauta na Câmara de Viçosa e gera debate acalorado
24 de setembro de 2025

Nas redes sociais o Dr. Omar criticou o presidente da Câmara, Robson Souza, que rebateu as criticas em entrevista a Rádio Montanhesa

O Projeto de Resolução n° 08/2025, que trata do regime de reembolso de despesas de viagem para vereadores e servidores da Câmara Municipal de Viçosa continua dando o que falar na cidade. O projeto em questão foi retirado de pauta durante a sessão ordinária ocorrida na noite da última segunda-feira, 22 de setembro. O projeto em questão é de autoria do vereador Dr. Omar Gilson de Moura Luz.

Em suas redes sociais, em grupos de conversas e em rádios da cidade, o veredor Dr. Omar criticou a postura do presidente da Câmara de Vereadores, Robson Souza solicitou a retirada da pauta, sendo acompanhado por dez vereadores.

Para retirar o projeto de pauta, o presidente da Câmara alegou que o projeto seria inconstitucional, mas o vereador Dr. Omar alega que "um parecer técnico da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (nº 01/2025), emitido em 04 de setembro de 2025, concluiu que o projeto preenche todas as condições de admissibilidade". Dr. Omar disse ainda em suas publicações que "um parecer jurídico da Câmara, de 23 de setembro de 2025, reforçou que o projeto está totalmente adequado ao Regimento Interno e não possui vícios de iniciativa ou inconstitucionalidade.

Durante uma entrevista à Rádio Montanhesa, na manhã desta terça-feira, 23 de setembro, o vereador Robson Souza, presidente da Câmara Municipal de Viçosa, defendeu o uso de diárias por parte dos vereadores. Segundo ele, as viagens a outras cidades, como Belo Horizonte e Brasília, são essenciais para a busca de recursos e melhorias para o município.

Souza argumentou que, embora seja possível buscar apoio por telefone, a presença física é fundamental para estabelecer contatos e articular projetos. Ele citou exemplos de recursos conquistados em gestões anteriores e ressaltou que as diárias são um investimento da Câmara nos vereadores para que eles possam trabalhar em prol da população.

O vereador enfatizou que a Câmara de Viçosa possui um sistema de prestação de contas transparente, seguindo o mesmo padrão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele afirmou que todos os gastos com diárias são devidamente registrados e fiscalizados pelo Tribunal de Contas, e que o Portal da Transparência da Câmara está disponível para que qualquer cidadão possa verificar as informações.

Robson Souza rebateu as críticas sobre a falta de transparência, chamando de "mentira" a alegação de que a Câmara não presta contas. Ele defendeu os funcionários da instituição, que segundo ele trabalham duro para garantir a transparência da casa.

Segue a baixo dois áudios com a entrevista completa do vereador Robson Souza, ao programa Bom dia Cidade apresentado pela comunicadora Brenda Santunioni.

Entrevista vereador Robson Souza - 1ª Parte
Entrevista vereador Robson Souza - 2ª Parte