Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Operação Ícaro desarticula célula do Comando Vermelho na Zona da Mata
2 de outubro de 2025

Segundo as investigações do MT. o grupo criminoso tentava expandir sua atuação para o interior do estado, especialmente na Zona da Mata.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Lima Duarte, em conjunto com a Polícia Militar e demais forças policiais estaduais, deflagrou, otem, quarta-feira, 1º de outubro, a Operação Ícaro. A ação tem como objetivo desarticular uma célula criminosa ligada à facção Comando Vermelho, que segundo as investigações do MT tentava expandir sua atuação para o interior do estado, especialmente na Zona da Mata.

As investigações do MPMG, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, indicaram que a célula criminosa buscava estruturar bases de atuação em áreas estratégicas, impondo medo à população e fortalecendo a presença da facção.

A Justiça da Comarca de Lima Duarte expediu um total de 20 mandados de prisão e 34 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos em dez cidades mineiras:

  • Lima Duarte (foco principal da ação)
  • Astolfo Dutra
  • Bicas
  • Coronel Pacheco
  • Juiz de Fora
  • Mercês
  • Muriaé
  • Pedro Teixeira
  • Piraúba
  • Três Corações

Foram cumpridos 18 mandados de prisão e arrecadados dinheiro, drogas e diversos elementos de prova.

Os investigados são apontados como integrantes e colaboradores da facção criminosa. Eles estão associados a crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico, homicídio, tortura, lesão corporal e ameaças.

Segundo o MP, a Operação Ícaro é resultado de um esforço conjunto que reuniu membros do Gaeco, policiais militares, civis e penais. Para o MPMG, a operação "representa a união das forças de segurança do estado no enfrentamento às facções criminosas que tentam se instalar no interior". O objetivo principal é "desarticular estruturas ilegais, proteger a sociedade e garantir a aplicação da lei, demonstrando que a sociedade mineira não tolera qualquer tipo de criminalidade".

Fonte: MPMG