Com novos fluxos no PSF, tempo de espera cai para até 35 dias
A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, diminuiu o tempo de espera para a realização de exames de ressonância magnética e tomografia. Segundo a Secretaria, atualmente são registrados cerca de 168 pedidos por mês, com prazo máximo de 35 dias para a realização dos exames.
A mudança é resultado de ajustes nos fluxos de atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF). De acordo com o relatório divulgado pela pasta, a medida tem como foco facilitar o acesso da população a exames considerados de maior complexidade e acelerar os processos de diagnóstico.
Antes das alterações, o tempo médio de espera era maior, o que dificultava o acompanhamento de casos que exigem agilidade na identificação de possíveis complicações. A reorganização dos fluxos do PSF visa otimizar o encaminhamento de pacientes para os procedimentos.
A Secretaria de Saúde informou que continuará monitorando os indicadores relacionados à realização desses exames, com o objetivo de manter os prazos atuais e, se possível, reduzir ainda mais o tempo de resposta aos usuários da rede pública.
As tomografias e ressonâncias são solicitadas pelas equipes do PSF, que avaliam a necessidade do exame e fazem o encaminhamento conforme protocolo clínico. Após a autorização, o paciente é agendado para a realização do procedimento.
A iniciativa faz parte de uma série de ações voltadas à melhoria da assistência na rede municipal de saúde. A expectativa da Secretaria é garantir maior agilidade no diagnóstico e tratamento de pacientes atendidos pelo SUS no município.
Informações: PMV