Rafael Bastos, do DEC, é Agraciado com o Prêmio Adriana Cabral por 25 Anos de Atuação no Programa Vigiagua
O professor Rafael Bastos, integrante do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi homenageado em Brasília (DF). O docente recebeu o Prêmio Adriana Cabral, concedido pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM), unidade vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS).
A entrega da premiação ocorreu durante a primeira versão do evento, o Seminário Nacional da Vigilância em Saúde Ambiental, realizado entre 7 e 9 de outubro de 2025. Na ocasião, a CGVAM também celebrou 25 anos de existência. O Seminário reuniu gestores, profissionais e representantes de áreas da saúde para debater políticas públicas e estratégias voltadas à promoção da saúde e à proteção do meio ambiente.
O prêmio tem o objetivo de reconhecer trajetórias profissionais que contribuíram para a consolidação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e para o fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil. O nome do prêmio homenageia Adriana Cabral, servidora do Ministério da Saúde falecida recentemente, cuja trajetória profissional se associa à história do Vigiagua.
Desde a criação da CGVAM, no ano 2000, o professor Rafael Bastos atua na assessoria ao Ministério da Saúde. O foco dessa atuação é o tema da qualidade da água para consumo humano, abrangendo diversas frentes de trabalho.
Entre as atividades desenvolvidas pelo professor, destacam-se o estabelecimento do padrão de potabilidade da água para consumo humano e a definição de procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água. O docente também participou de capacitações de equipes de estados e municípios em temas relacionados ao Vigiagua.
O professor Rafael ressaltou a função da UFV na formação de recursos humanos para a Vigilância em Saúde Ambiental. Segundo ele, pelo menos 12 egressos da graduação em Engenharia Ambiental ou do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil já trabalharam ou trabalham na CGVAM.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que Rafael e Osman Lira (outro agraciado), permanecem apoiando as ações estratégicas do Vigiagua. O Ministério também destacou que ambos são atores centrais nas ações futuras de adaptação do Programa ao contexto de mudanças climáticas, onde a vigilância da qualidade da água será cada vez mais necessária.
Informações: UFV