Publicação reúne dados e diretrizes estratégicas para o fortalecimento de ambientes de inovação no país
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou, na última segunda-feira (13), o livro Evolução, Impacto e Potencial dos Parques Tecnológicos do Brasil, resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O lançamento ocorreu durante a abertura da 35ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em Foz do Iguaçu (PR), e a publicação está disponível para download no site da Anprotec.
A coordenação técnica da pesquisa ficou a cargo da professora Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e atual presidente da Anprotec. Segundo a Associação, o livro consolida dados, análises e diretrizes voltadas ao fortalecimento dos ambientes de inovação em todo o território nacional.
De acordo com o levantamento, o Brasil possui atualmente 113 iniciativas de parques tecnológicos, sendo 64 em operação, 42 em fase de implantação e sete em planejamento. Os parques em funcionamento abrigam 2.706 empresas e organizações, distribuídas por todas as regiões do país.
A publicação marca os 40 anos do MCTI e das políticas públicas voltadas ao apoio à inovação. O conteúdo aborda o papel dos parques tecnológicos como instrumentos de desenvolvimento sustentável e competitivo. Segundo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o material oferece subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes, a partir de dados extraídos da Plataforma MCTI-InovaData-Br.
O lançamento do livro foi conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Daniel Almeida Filho, e pela professora Adriana Ferreira. O conteúdo completo e o link para download estão disponíveis no site oficial da Anprotec.
Informações: UFV