Placas com códigos serão instaladas em bens tombados para facilitar acesso à história local
A partir dos próximos meses, os bens patrimoniais de Viçosa terão suas histórias acessíveis por meio de placas com QR Code. O projeto visa disponibilizar informações sobre o patrimônio para a população e visitantes, por meio de leitura digital.
A iniciativa foi anunciada por Cíntia Fontes Ferraz, chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude e membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Viçosa (Compath).
O projeto de educação patrimonial é desenvolvido em parceria com o professor Jonas Marçal de Queiroz, do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A proposta envolve alunos dos cursos de História, Tecnologia da Computação e Arquitetura, que participarão da produção e organização do conteúdo.
As placas serão instaladas em bens tombados e também em alguns bens inventariados, facilitando o acesso às informações. Basta apontar a câmera do celular para o código para obter dados sobre a história de casas, praças, conjuntos arquitetônicos e outros patrimônios.
O Ministério Público de Minas Gerais financiará o projeto, com recurso aproximado de R$ 30 mil. O valor será repassado via Instituto Socioambiental de Viçosa (ISA/Viçosa), representado na reunião por Bráulio Furtado.
Com a ação, a gestão municipal busca ampliar o conhecimento sobre o patrimônio histórico local e fortalecer a preservação cultural em Viçosa.
Informações: PMV