Ação conjunta entre Polícia Militar, Ministério Público e GAECO visa desarticular organização criminosa que atua na cidade.
A Operação "Hércules X" foi deflagrada na manhã desta terça (21), em Visconde do Rio Branco, Minas Gerais. A ação integrada envolveu o Ministério Público (MP), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O objetivo da operação é combater e desarticular uma organização criminosa armada que atua no município.
O grupo é investigado por envolvimento em tráfico de drogas, uso de adolescentes em atividades criminosas, confrontos armados, ameaças a agentes de segurança e, mais recentemente, por homicídios e "justiçamentos" atribuídos à sua atuação.
A operação foi planejada com base em um extenso trabalho de inteligência e investigação conduzido pela Polícia Militar, Ministério Público, GAECO e outros órgãos parceiros. O trabalho resultou na expedição de diversos mandados judiciais.
Para a execução da ação, foi mobilizado um grande efetivo, incluindo 24 viaturas, 1 helicóptero do Comando de Aviação do Estado, 1 cão farejador e 4 drones para dar suporte às equipes em solo.
Durante a operação, foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de internação e 18 mandados de prisão temporária. A ação resultou na prisão de 19 pessoas e na apreensão de 1 menor.
A Polícia Militar apreendeu diversos materiais durante a operação. A lista inclui 17 celulares, 1 balança de precisão, 1 computador e 1 tablet de maconha. Também foram apreendidas munições, sendo 1 calibre 9mm, 1 calibre .38, e 5 calibre .22, além de 1 cartucho calibre .38 deflagrado.
Ainda foram encontrados 1 porta-carregador, 1 coldre e 1 câmera de monitoramento. Três pássaros da fauna silvestre foram apreendidos, assim como grande quantidade de embalagens tipo microtubo. A quantia de R$ 8.709,00 em espécie também foi apreendida.
A operação resultou na apreensão de 11 motocicletas, 4 automóveis e na interdição de 2 imóveis.
O 21º BPM destaca que a Operação Hércules X representa um passo no enfrentamento à criminalidade organizada. A Polícia Militar de Minas Gerais reforça o compromisso com a segurança da população. A PMMG salienta a importância da participação da comunidade, que pode fornecer informações anônimas sobre suspeitos e atividades criminosas pelos telefones 190 e 181 (Disque Denúncia Unificado).
Informações: PMMG