
Trabalho desenvolvido com alunos do 5º ano integra Programa Jovens Mineiros Sustentáveis e foi apresentado em simpósio acadêmico
A Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho apresentou, no SIA/UFV 2025 (Simpósio de Integração Acadêmica da Universidade Federal de Viçosa), o trabalho “Construindo Saberes Sustentáveis: Experiências Pedagógicas da E. M. Prof. Pedro Gomide Filho no Programa Jovens Mineiros Sustentáveis”. O projeto envolveu estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao longo do primeiro semestre letivo.
As atividades foram desenvolvidas de forma interdisciplinar e organizada em três eixos: Cidadania, Água e Fauna. Entre as ações realizadas estiveram produções artísticas, contação de histórias, plantio de mudas, rodas de conversa, gincanas educativas e mobilização comunitária.
O projeto integra o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEME) da Prefeitura de Viçosa. O programa visa promover educação ambiental e humanitária, capacitar educadores e formar alunos sobre consumo consciente de água e energia, gestão de resíduos sólidos e cidadania.
A apresentação contou com a participação das professoras Graziele Cacio e Auxiliadora Trindade, responsáveis pelas turmas do 5º ano, da supervisora Josiane Fialho, da diretora Andreza Ferreira e da gestora municipal do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, Kariny Gandra. O grupo atuou de forma integrada para fortalecer práticas de educação ambiental, promover protagonismo estudantil e desenvolver formação cidadã.
A participação da escola no simpósio reforça a integração entre a escola, a comunidade e a Universidade Federal de Viçosa, evidenciando o envolvimento da Rede Municipal de Ensino na formação de cidadãos com consciência ambiental e compromisso com o bem coletivo.
O SIA/UFV 2025 reuniu trabalhos de diversas instituições e destacou iniciativas voltadas à sustentabilidade, à cidadania e à integração entre educação e comunidade local.