
Representante da empresa pública discute com UFV, Prefeitura e empresas locais oportunidades de crédito e editais
Viçosa recebeu no dia 24 de outubro, a visita de Wadson Ribeiro, assessor na Diretoria Financeira de Crédito e Captação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro foi articulado pelo vereador Professor Idelmino (PCdoB) para aproximar o município, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e empresas locais das oportunidades de financiamento para pesquisa e inovação tecnológica.
A agenda incluiu três atividades principais. O primeiro encontro ocorreu na Prefeitura de Viçosa, com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento, Ramon Fernandes, e representantes do Executivo. Em seguida, Ribeiro esteve na UFV, onde conversou com professores e pesquisadores das áreas de empreendedorismo e inovação. A programação terminou no tecnoPARQ, parque tecnológico da cidade, onde cerca de 70 representantes de empresas de base tecnológica participaram da apresentação sobre as linhas de crédito e editais da FINEP.
De acordo com Idelmino, os editais apresentados podem ser acessados por empresários, pesquisadores da UFV e empresas incubadas no tecnoPARQ. As modalidades incluem subvenção econômica, sem necessidade de reembolso, e financiamentos com juros próximos de 6% ao ano.
O vereador também mencionou o investimento de R$ 10 milhões recentemente conquistado pelo tecnoPARQ por meio de edital da FINEP. O recurso está sendo aplicado na construção de um novo prédio no parque tecnológico.
Como desdobramento das reuniões, foi alinhada uma futura agenda conjunta em Brasília. Representantes da Prefeitura, da UFV e do tecnoPARQ irão tratar diretamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre novos aportes de recursos voltados ao fortalecimento da pesquisa e das empresas de base tecnológica em Viçosa.
Idelmino destacou a importância do diálogo entre poder público, universidade e setor produtivo para o acesso a recursos de pesquisa e inovação. Segundo ele, a aproximação permite que Viçosa se mantenha como polo de inovação e fortalece a atuação das instituições locais na implementação de projetos financiados pela FINEP.