
O Governo de Minas inaugurou, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), as bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional em Fronteira e Pirajuba, no Triângulo Mineiro. O serviço oferece transporte adequado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e atua como um atendimento de urgência e emergência, possibilitando a prestação dos primeiros socorros ainda dentro das ambulâncias.
As inaugurações em Fronteira e Pirajuba, nessa segunda-feira (24/11), fazem parte das ações da SES-MG para qualificar a Atenção Primária e expandir a Rede de Urgência e Emergência na Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul. Com as novas bases, Minas Gerais caminha para chegar a 100% de cobertura do Samu no estado.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, frisou a importância do Samu nos fluxos que garantem que o paciente seja atendido no momento certo e no local adequado. “São casos como AVC, que podem ser tratados com medicamentos para evitar sequelas, infartos que, se tratados a tempo, permitem uma vida normal, e traumas graves que recebem atendimento oportuno, aumentando as chances de sobrevivência”, exemplificou Baccheretti.
O secretário contou ainda que o modelo de Samu consorciado, adotado em Minas, é uma referência nacional e, com a inauguração prevista de 17 bases na Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul até dezembro, Minas passará a ter 100% de cobertura do serviço em 2026.