
A iniciativa partiu do vereador Cristiano Gonçalves (MotoLink) (SD), autor do requerimento, que destacou a dedicação e o compromisso do presidente do TCE com a gestão pública.
O presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo, recebeu, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (24), uma placa de homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado. A iniciativa partiu do vereador Cristiano Gonçalves (MotoLink) (SD), autor do requerimento, que destacou a dedicação e o compromisso do presidente do TCE com a gestão pública.
Para Cristiano, a homenagem é um gesto necessário diante da trajetória de Durval. “A concessão de homenagem representa um justo e necessário reconhecimento à notável trajetória do professor, escritor e atual Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Durval Ângelo Andrade, cuja atuação tem sido marcada pelo compromisso com a ética pública, a transparência e o fortalecimento das instituições democráticas. Ao prestar esta homenagem, a Câmara Municipal reafirma que valoriza o trabalho de todos aqueles que se dedicam à construção de uma administração pública mais transparente, justa e comprometida com os interesses coletivos”, afirmou.
O parlamentar também relembrou o momento em que conheceu Durval, em 2021: “Naquele momento, eu estava ali construindo meu próprio caminho na vida pública, buscando aprender, compreender melhor as engrenagens da gestão e do serviço público. Nele encontrei não apenas uma referência, mas uma pessoa disposta a orientar, a trocar experiências e a ensinar”. Cristiano concluiu dizendo: “Por isso, ao homenagear Durval Ângelo, homenageio também o exemplo que ele representa até mesmo na minha própria trajetória como vereador. Reconheço nele não apenas um grande servidor público, mas também alguém que contribui para a minha formação. Minha visão de gestão, o meu compromisso com a responsabilidade e a transparência”.
Durante a homenagem, o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, compôs a mesa diretora e destacou a relevância da visita de autoridades ao município. Ele ressaltou os desafios enfrentados por Viçosa e enfatizou a necessidade de apoio institucional. “Hoje temos o segundo pior IDH do Estado de Minas Gerais, isso mostra a gravidade da situação pela qual nós vivenciamos. Uma das áreas mais críticas que nós temos é na área de saúde, e uma das demandas que nós apresentamos ao Presidente do TCE foi a implantação de um hospital universitário vinculado à nossa Universidade. [...] Presidente, nós precisamos muito da sua ajuda. É extremamente importante essa homenagem que se faz porque permite a vinda de autoridades em nível estadual e federal aqui em Viçosa. É extremamente importante isso. Só se conhece verdadeiramente a nossa cidade quando se tem oportunidade de estar presencialmente aqui”, declarou.
Em sua fala de agradecimento, o presidente do TCE-MG reafirmou a importância do órgão para a sociedade e expressou orgulho pelo trabalho realizado: “Nós vivemos em um tempo muito interessante, onde alguns chegam ao poder político negando a própria natureza da política. Depois são forçados a usar argumentos da própria política para negarem a ação política. A gente tem orgulho de ser gestor público, orgulho de exercer um cargo eleito como vocês exercem a serviço da população”. E completou: “A quem nós devemos prestar conta é o povo. A gente tem que se aproximar da sociedade. A gente tem que buscar legitimidade no contato com a população, eles têm que ver que esse órgão de controle exerce um papel fundamental”.
Durval Ângelo é professor, escritor e político. Iniciou sua trajetória pública em Contagem, onde foi eleito vereador em 1988 e 1992. Em 1994, elegeu-se Deputado Estadual pela primeira vez, sendo reeleito por mais três mandatos consecutivos. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), presidiu a Comissão de Direitos Humanos por 12 anos. Em 2018, foi indicado pelo então governador Fernando Pimentel para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Já em fevereiro deste ano, tomou posse como Presidente do TCE-MG para o biênio 2025-2026.