
Evento reúne servidores e apresenta avanços e desafios da Tecnologia da Informação na UFV
A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Viçosa completou 60 anos e realizou uma cerimônia que reuniu servidores ativos, aposentados e membros da comunidade universitária. Criada como Central de Processamento de Dados (CPD) em 1965, a área acompanhou a expansão das tecnologias e hoje conecta os três campi da instituição.
Durante o evento, a vice-reitora Rejane Nascentes destacou o papel da DTI no funcionamento de atividades que dependem de internet e sistemas informatizados. Ela registrou o reconhecimento institucional aos servidores que atuam no setor e aos que contribuíram para sua trajetória.
A diretora da DTI, Lícia Andrade, apresentou um histórico do setor, relembrando antigas rotinas de monitoramento de sistemas e ressaltando a participação de servidores que acompanharam diferentes fases da área. Oito profissionais que trabalharam com o professor Fábio Ribeiro Gomes, primeiro diretor da CPD, receberam uma homenagem da atual gestão.
A DTI conta atualmente com 95 servidores distribuídos pelos campi, mantém 246 sistemas ativos, 570 sites e 980 roteadores. O setor registra cerca de 10 mil solicitações por ano. De 2019 a 2025, foram investidos aproximadamente R$ 23 milhões em ações de ampliação e modernização das tecnologias de informação da Universidade. Outros R$ 20,3 milhões, provenientes de projetos de pesquisa, também reforçaram essas iniciativas. O pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria, destacou a importância de investimentos contínuos e mencionou a reforma recente da sede da DTI.
A UFV alcançou 92% no Índice IGOVTI, após registrar 39% em 2018. A instituição atribui esse avanço ao desempenho dos servidores em ações de reúso de equipamentos, recuperação de materiais e informatização de processos.
Segundo Lícia, os próximos anos devem incluir ações voltadas à segurança cibernética, gestão do conhecimento e aplicações de Inteligência Artificial em processos administrativos. A previsão é que a Universidade adquira um supercomputador para pesquisas em modelagens e IA.
A história da DTI e os desafios projetados foram reunidos em um vídeo exibido durante a celebração.
