{{brizy_dc_image_alt imageSrc=

Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Pesquisa da UFV é premiada em conferência internacional de Gestão e Turismo em Portugal
2 de dezembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Artigo sobre Cidades Criativas e Mobilidade Urbana, em parceria com Universidade de Coimbra, é eleito o melhor do evento

Um trabalho de pesquisa desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em colaboração com a Universidade de Coimbra (Portugal) recebeu reconhecimento internacional. O artigo, intitulado Integration of Creative and Smart Cities through Urban Mobility: Evidence Based on Discourse, foi premiado como o melhor da Conferência Internacional Tourism & Management Studies (TMS) - Algarve 2025.

O evento, um dos mais relevantes e tradicionais da Europa nas áreas de Gestão e Turismo, é organizado bienalmente pela Universidade do Algarve, em Portugal, e teve sua realização no último mês. A premiação de melhor artigo foi recebida por Jorge Leal das mãos do coordenador do TMS, José Santos.

O estudo analisou discursos oficiais que tratam da integração entre conceitos de cidades criativas e cidades inteligentes, com foco específico na mobilidade urbana. A pesquisa utilizou como referências comparativas a cidade de Covilhã, em Portugal, e Curitiba, no Brasil.

A autoria do trabalho é de Jorge Leal da Silva, que é egresso do mestrado e pós-doutorado em Administração Pública da UFV e atualmente atua como professor na Universidade Estadual do Tocantins. Também são autores os professores Magnus Emmendoerfer, do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da UFV, e Alexandre Santos Serra, da Universidade de Coimbra. A estudante Vitória Lopes Figueira, do curso de Administração e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-ADM), também integra a equipe. O trabalho recebeu financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A estudante Vitória Figueira destacou a experiência de participar da pesquisa. A aluna afirmou que a participação possibilitou o entendimento prático sobre a construção de um artigo científico e o aprendizado adquirido durante o processo. Ela compartilhou a satisfação em dividir o prêmio com a equipe, atribuindo o resultado ao trabalho conjunto.

O professor Josiel Lopes Valadares, do DAD e coordenador do PET-ADM, comentou o reconhecimento internacional. Segundo ele, a premiação demonstra que o envolvimento de docentes na supervisão de projetos de estudantes do PET-ADM pode inspirar futuros pesquisadores e gerar resultados como o prêmio no exterior.

O professor Magnus Emmendoerfer explicou que a ideia para a elaboração do artigo surgiu no contexto das ações da rede da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas. Esta Cátedra está sediada na UFV desde 2022 e tem a Universidade de Coimbra como uma de suas cofundadoras. O professor Alexandre Serra, da Universidade de Coimbra, parceiro no trabalho, enfatizou que estudos comparados entre cidades e países, como o premiado, auxiliam na percepção de semelhanças e particularidades para o desenvolvimento sustentável.

Informações: UFV