{{brizy_dc_image_alt imageSrc=

Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Governador de Minas assume presidência do Cosud no 14ª encontro do Consórcio
6 de dezembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

O governador Romeu Zema foi eleito por unanimidade para assumir a presidência do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O anúncio da escolha do chefe do Executivo mineiro para presidir a entidade foi feito neste sábado (6/12), durante o encerramento da 14ª edição do encontro, realizado no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.

Além da escolha do novo presidente, o Cosud também informou o local e a data da próxima conferência, que acontecerá em Minas Gerais, nos dias 20 e 21 de março de 2026.

“Muito feliz por ter sido escolhido por unanimidade por todos os governadores para ocupar o cargo de presidente do Cosud. Estarei à frente do Consórcio por pouco tempo, mas farei aquilo que estiver ao meu alcance. Agora que o Cosud já está juridicamente constituído, já tem recursos em caixa, quero entregar para o meu sucessor um Cosud que tenha feito avanços nesse período. Já fizemos muitos avanços e agora com a formalização da instituição, com o CNPJ, com o quadro técnico, temos como contribuir ainda mais”, disse o governador de Minas, Romeu Zema.

Carta do Rio de Janeiro

Ainda durante o a solenidade que marcou o encerramento do 14° encontro do Cosud foi divulgada a Carta do Rio de Janeiro, documento final construído durante os três dias de debates do colegiado com ênfase em propostas para fortalecimento de ações voltadas para a segurança pública. Participaram da cerimônia os governadores Cláudio Castro (RJ), Eduardo Leite (RS), Jorginho Mello (SC), Romeu Zema (MG) e Ratinho Júnior (PR), além de representantes dos demais estados-membros.

A Carta apresenta uma síntese das principais posições dos sete estados, com ênfase na consolidação de estratégias conjuntas de enfrentamento às facções criminosas, que hoje operam em escala interestadual e transnacional. Entre as prioridades reforçadas no documento estão: