
Uma movimentada quinta-feira, dia 04, marcou o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, que ocorreu no Complexo Esportivo Municipal. A programação, que teve como tema central “Nada sobre nós, sem nós”, teve início na terça-feira, dia 02.
A Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Assistência Social organizou o encontro. A abertura, realizada na terça-feira, 02, contou com a presença de diversas autoridades e representantes institucionais.
A secretária adjunta de Assistência Social, Elaine Souza Polinário Coelho, representou a secretária Marise Alves Silva Pinto e o prefeito Ângelo Chequer. A vereadora Maria Prisca Macedo participou representando a Câmara Municipal. Também estiveram presentes Renata Cruz, Secretária Municipal de Educação e Esportes, e Marcos Alexandre Vieira, Secretário Municipal de Saúde.
O evento ainda recebeu Israel Rosa, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viçosa, Alexandre Lima, representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, e André Paiva, da Unidade de Políticas Interativas da UFV.
Programação e Atividades
Na quarta-feira, dia 03, a agenda incluiu uma caminhada. A saída aconteceu nas Quatro Pilastras e a chegada ocorreu na Câmara de Vereadores.
Ainda na quarta-feira, o público acompanhou a apresentação do Projeto União Solidária. O projeto, que trata de Geração de Renda para pessoas com deficiência, foi exposto por Luiz Fernando, Coordenador do IMEPP de Juiz de Fora. A programação também ofereceu uma Roda de Conversa com o tema: Como fazer uma rede de apoio para as mães de pessoas com deficiência.
O encerramento, na quinta-feira, 04, no Complexo Esportivo Municipal, começou com uma palestra. O professor Anselmo Moura, diretor de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, falou sobre o projeto social presente no complexo esportivo.
Em seguida, os participantes realizaram um jogo de goalball. Este é um esporte para cegos que, além de atividade física, auxilia no aumento da percepção auditiva e tátil.
A empresa União apoiou a ação de encerramento, cedendo um micro-ônibus para o transporte dos participantes com deficiência.
Rosângela Maria Evangelista de Carvalho, Coordenadora de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Assistência Social e organizadora do encontro, afirmou que o evento tem grandes chances de entrar no calendário de metas da organização. “E não só esportes para pessoas cegas, mas pessoas com deficiência em geral”, afiançou a Coordenadora.
Informações: Assessoria de Comunicação