UFV concede auxílio-alimentação emergencial durante transição na gestão dos Restaurantes Universitários
9 de janeiro de 2026

Medida atende estudantes em vulnerabilidade enquanto serviço de refeições fica temporariamente suspenso no campus Viçosa
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) concederá um auxílio financeiro emergencial a estudantes atendidos pela assistência estudantil durante a transição na gestão dos Restaurantes Universitários (RUs) do campus Viçosa. A medida foi anunciada pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) em razão do encerramento do contrato com a empresa responsável pelo fornecimento das refeições, previsto para o dia 17 de janeiro.
Segundo a PCD, embora o processo licitatório para a contratação de uma nova empresa já tenha sido finalizado, é necessário um período de transição entre a saída da atual prestadora e a entrada da nova. Esse intervalo é necessário para ajustes operacionais, incluindo questões relacionadas à mão de obra. Por esse motivo, não haverá tempo hábil para que a empresa vencedora inicie as atividades a partir de 18 de janeiro, o que resultará na interrupção temporária do funcionamento dos RUs.
Diante dessa situação, a UFV optou pela concessão de um auxílio financeiro proporcional a 15 dias aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O valor do benefício seguirá a faixa de subsídio definida pela Divisão de Acompanhamento e Permanência (DVA), com base no índice de vulnerabilidade apurado por meio de análise socioeconômica. Estudantes com subsídio de 100% na alimentação receberão R$ 425,00. Já aqueles com subsídio de 75% receberão R$ 318,75.
Os estudantes que colarão grau em janeiro de 2026 e que são beneficiários do subsídio alimentar também terão direito ao auxílio. Nesse caso, o valor será calculado de forma proporcional à data da colação de grau.
A PCD informou que a lista dos estudantes contemplados será divulgada a partir das 18h desta sexta-feira, dia 9, no site da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários. A relação foi elaborada com base no registro de uso do RU entre os dias 5 e 7 de janeiro, período correspondente ao início do período de verão, e apresenta apenas o número de matrícula dos beneficiários.
Os estudantes selecionados que ainda não possuem dados bancários cadastrados no sistema de gerenciamento de bolsas serão contatados pela DVA para o envio das informações necessárias. A Pró-reitoria destaca que é responsabilidade do estudante encaminhar os dados corretos, legíveis e dentro do prazo estabelecido para viabilizar o pagamento do auxílio.
O estudante beneficiário do serviço de alimentação que esteja em Viçosa por compromissos acadêmicos e que não conste na lista divulgada deverá procurar presencialmente a PCD nos dias 12 e 13 de janeiro. O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para solicitar a inclusão no auxílio emergencial, será necessário apresentar comprovante de dados bancários e autodeclaração com o motivo acadêmico da permanência durante as férias, ou declaração de estágio ou projeto de pesquisa que comprove a necessidade de permanência no campus.
Informações: UFV