INMET prevê semana de chuvas intensas e variação térmica no Brasil entre 19 e 26 de janeiro
22 de janeiro de 2026

Informativo aponta atuação da ZCAS, volumes elevados de chuva e queda de temperatura em parte do Sudeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou a previsão do tempo para o período de 19 a 26 de janeiro de 2026. As informações constam no Informativo Meteorológico nº 03/2026, publicado na segunda-feira, dia 19. O documento destaca a atuação de sistemas meteorológicos que influenciam o regime de chuvas e as temperaturas em diversas regiões do país.
Segundo o INMET, os principais eventos da semana estão associados à passagem de sistemas transientes nas regiões Sul e Sudeste. O acoplamento desses sistemas a um canal de umidade contribui para a formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse cenário favorece a ocorrência de tempestades e chuvas recorrentes entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
A previsão indica acumulados elevados de chuva em estados como Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, sul do Amazonas, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, sudoeste da Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nessas áreas, os volumes podem superar 250 milímetros em sete dias.
Na Região Norte, as chuvas mais expressivas devem se concentrar no sul do Amazonas, em Rondônia e no sul do Tocantins, devido à atuação da ZCAS. No Amapá, a influência da Zona de Convergência Intertropical explica a previsão de acumulados superiores a 100 milímetros. No baixo Amazonas e no leste do Pará, próximos às divisas com Tocantins e Maranhão, o INMET aponta recorrência de chuvas com volumes em torno ou acima de 200 milímetros.
No Nordeste, a previsão indica ausência de chuvas em grande parte do leste e do norte da região. Já no sul do Maranhão, oeste da Bahia e oeste do Piauí, o cenário é mais úmido, com chuvas concentradas na primeira metade da semana. Nessas áreas, os acumulados devem variar entre 50 e 100 milímetros em sete dias.
Para o Centro-Oeste, o INMET prevê chuvas volumosas no norte do Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. Os volumes podem ultrapassar 200 milímetros em áreas entre Goiás e Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, a previsão indica baixos volumes, abaixo de 20 milímetros ao longo da semana.
No Sudeste, o cenário é de tempo chuvoso em Minas Gerais e no Espírito Santo, com influência direta da ZCAS. A previsão aponta deslocamento das áreas de chuva ao longo da semana, com variações na umidade relativa do ar. Em São Paulo, o tempo tende a ficar mais firme a partir do dia 20.
Na Região Sul, a semana deve ser marcada por tempo mais seco, devido à atuação de um anticiclone pós-frontal. O INMET prevê apenas chuvas fracas e isoladas em Santa Catarina, além de baixos índices de umidade relativa do ar em grande parte da região.
O informativo também destaca temperaturas elevadas em áreas do interior do Nordeste e entre o oeste do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso. Em contrapartida, o centro-leste do Sudeste deve registrar queda de temperatura, com máximas abaixo da média climatológica em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Informações: INMET