Com expectativa de receber 14,9 milhões de pessoas, Carnaval da Liberdade consolida Minas entre os maiores destinos da folia no Brasil
27 de janeiro de 2026

Com programação descentralizada, presença em cerca de 450 municípios e experiências que conectam cultura, turismo e identidade, o Carnaval da Liberdade 2026 reafirma Minas Gerais como um dos maiores e mais diversos destinos carnavalescos do país.
A iniciativa do Governo de Minas se consolida como uma política pública estruturante que integra a folia da capital Belo Horizonte ao interior, valoriza as identidades locais e amplia o acesso à cultura em todo o estado.
O evento chega a 2026 após uma trajetória consistente de crescimento desde a sua criação, em 2023, quando marcou a retomada do pós-pandemia e estabeleceu as bases da descentralização, da valorização cultural e da integração com o turismo.
"O Carnaval da Liberdade é a expressão da diversidade cultural e territorial de Minas Gerais. Estamos falando de uma política pública que valoriza as tradições locais, movimenta a economia, gera trabalho e renda e, ao mesmo tempo, fortalece o sentimento de pertencimento dos mineiros", afirmou a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Bárbara Botega.
Para este ano, a expectativa é de 14,9 milhões de foliões em Minas, superior aos 13,2 milhões que participaram das festividades no estado em 2025. Com um impacto econômico de aproximadamente R$ 5,75 bilhões e ocupação hoteleira que pode chegar a 95%, o Carnaval se reafirma como um dos principais motores da economia criativa e do turismo em Minas Gerais.
Em 2026, o Carnaval da Liberdade está ainda mais estruturado, diverso e inclusivo, combinando grandes programações urbanas, festas tradicionais, manifestações culturais regionais e opções voltadas ao descanso, à natureza e à espiritualidade.
A proposta reforça o conceito que orienta a campanha de 2026: "Fica mais um cadin! Em Minas, a folia não tem pressa", convidando mineiros e visitantes a viverem o Carnaval de forma ampliada, explorando diferentes territórios e experiências.